Fundo MARI de Educação Indígena

Este fundo documental reúne documentos relativos ao MARI – Grupo de Educação Indígena da USP. O MARI foi criado em 1989 pela Profa. Dra. Aracy Lopes da Silva juntamente com alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da USP. Este grupo de pesquisa, vinculado ao Departamento de Antropologia da USP, dedicou-se a pesquisar os processos de introdução da escola em terras indígenas, a assessorar iniciativas de formação de professores indígenas em diferentes regiões do Brasil, a contribuir com a formulação de uma política nacional de educação escolar indígena e refletir sobre a introdução da temática indígena nos currículos das escolas brasileiras. Entre 1995 e 2000, o MARI sediou o Projeto Temático "Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola", que contou com o apoio da FAPESP e reuniu 19 pesquisadores dedicados a investigar novos caminhos para uma educação para a diversidade sociocultural.

O Fundo MARI reúne documentos relacionados ao funcionamento deste grupo de pesquisa, a assessorias prestadas a diferentes projetos, governamentais e não governamentais, de formação de professores indígenas, documentos oficiais, estudos sobre educação indígena, literatura infanto-juvenil sobre a temática indígena e materiais didáticos diferenciados das escolas indígenas. Reúne, ainda, documentos variados sobre educação escolar indígena doados pelos antropólogos Marta Maria Azevedo e Luis Donisete Benzi Grupioni.

O MARI encerrou suas atividades em 2002 e seu acervo documental foi incorporado como um fundo de pesquisa ao Núcleo de História Indígena e Indigenismo da USP. Em 2012 foi incorporado ao Centro de Estudos Ameríndios e atualmente se encontra disponível para consulta no CEstA.

Listagem de todos os títulos do Acervo MARI

CATEGORIA: DOC - Documentos, Diretrizes e Programas Oficiais

CATEGORIA: EEI - Estudos Educação Indígena

CATEGORIA: ESE – Estudos sobre Educação